5 motivos para que você tenha plantas no escritório

Todos sabem a importância que as plantas têm para a decoração. Mas quando se opta por dar um toque verde ao ambiente de trabalho, as mudanças não servirão apenas para o lado decorativo do espaço. As plantas trazem diversos benefícios, muitas vezes ignorados, ao mundo corporativo.

Elas são indispensáveis para quem se preocupa com o bem-estar e a saúde, visto que melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e fazem, no fim, com que as pessoas trabalhem mais felizes.

E não é “achismo”: estudos mostram que profissionais que deixam vasos de plantas no escritório são 12% menos estressados e 12% mais produtivos.

É claro que os vegetais precisarão de dedicação durante alguns minutos do dia. “Mesmo se você optar por plantas de sombra ou de meia-sombra, as mais indicadas para escritórios, elas precisarão que alguém as adote, pois será necessário regá-las. Plantas precisam de cuidado”, salienta a arquiteta paisagista Daniela Sedo.

Dentre os vegetais de sombra que você pode apostar está a pacová, planta de folhagem larga e comprida que gosta de ambiente sombreado. “O melhor lugar para ela em um escritório é próximo à janela para não receber tanta luminosidade. Regue-a três vezes por semana”, orienta a arquiteta.

Uma boa opção para plantas de meia-sombra, que precisam de duas a quatro horas de sol por dia, no máximo, é a palmeira no vaso.

Com isso em mente, veja cinco bons motivos para deixar o local onde trabalha mais verde.

1. Ambiente fica mais alegre (mesmo)

Você acha que as plantas não têm influência sobre o humor? Ledo engano. Estudo feito pela Universidade do Texas mostrou que investir no verde pode ter grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores. A pesquisa envolveu 450 colaboradores. Aqueles que tinham plantas no escritório se mostraram mais satisfeitos com suas condições de trabalho em comparação com os que não tinham arbustos ao redor.

Outro ponto importante é que a vegetação acalma o ambiente. “Quando você vê uma planta, inconscientemente já fica mais tranquilo, além do contato permitir que você relaxe com maior facilidade”, diz Daniela.

2. Filtra o ar

O crescimento de plantas também ajuda a filtrar o ar, o que pode, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. De acordo com uma pesquisa feita pela NASA e publicada pelo pesquisador Bill Wolverton no livro “Plantas – Como elas contribuem para a saúde e o bem-estar do homem”, em tradução livre, o verde é capaz de absorver os poluentes de ambientes fechados.

“Mas para que esse efeito surja, é preciso que a planta esteja perto da janela, onde funciona como uma espécie de peneira da poluição. Uma boa pedida para isso é a jardineira, que forma uma barreira física contra os poluentes”, explica Daniela.

3. Aumenta a umidade do ar

Assim como a capacidade de melhorar o ar interno, as plantas ainda melhoram os níveis de umidade do ar. Isso acontece porque 97% da água absorvida pelos vegetais é devolvida ao ambiente, aumentando em até 15% a umidade em ambientes fechados. “Isso é ótimo, também, para ambientes com ar-condicionado. Por conta da rega constante, a planta consegue deixar o ar mais leve, outro ponto que traz benefícios para a saúde”, alerta a arquiteta e paisagista.

Quer mais? Elas podem diminuir em até 20% a poeira dos ambientes e deixar as salas mais confortáveis, visto que a umidade do ar permanece no índice recomendado para a saúde humana, entre 30% e 60%.

4. Reduz o estresse

Durante pesquisa, a psicóloga Helen Russell, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, encontrou provas científicas de questões já percebidas por ambientalistas: as plantas no escritório podem reduzir o estresse. Para chegar a esse resultado, a profissional pediu para que participantes do estudo fizessem um teste difícil em uma sala cheia de plantas, e comparou a frequência cardíaca e a pressão arterial obtidas com as de pessoas que completaram o mesmo teste sem plantas.

O resultado dos que trabalharam no ambiente verde foi muito superior ao outro. Isso acontece porque as plantas têm influencia positiva na percepção que os trabalhadores têm do ambiente corporativo.

5. Aumenta a produtividade

Outro estudo feito por pesquisadores europeus mostra que as plantas de interior ainda ajudam a manter o foco e melhoram a eficiência no trabalho. “Dois grupos realizaram o mesmo trabalho, mas um na presença de plantas e outro não. Ao término do experimento, a apresentação do grupo que trabalhou com vegetação foi muito mais criativa”, conta a paisagista Marisa Lima.

Segundo os dados, houve um aumento de 12% na produtividade nos trabalhos feitos na presença de vegetais.

Fonte: Exame