A constante evolução das cadeiras de escritório

O avanço da informática, das comunicações e das filosofias administrativas estabeleceu novas demandas e comportamentos, provocando profundas modificações nas formas, nas ferramentas e nas posturas de trabalho. O layout dos escritórios, o mobiliário e também as cadeiras refletem essas mudanças para acompanhar a nova organização e o fluxo das atividades. Dos antigos assentos fixos até os modelos atuais e reguláveis de cadeiras de escritórios, houve um longo processo de desenvolvimento, decorrente também da capacidade da indústria de usar novos materiais para atender às necessidades dos usuários e do mundo corporativo.

A partir da década de 1980, os computadores passaram a dominar os escritórios. Paralelamente, o mundo corporativo foi aprendendo importantes lições com as novas e grandes empresas de tecnologia e seus ambientes de trabalho alegres, confortáveis e interativos. Nesse momento ganhou força a preocupação com as características dos móveis de escritório, em especial as cadeiras, item mais importante para a adoção de posturas de trabalho adequadas e mais dinâmicas e interativas. Essa necessidade ergonômica e organizacional levou a indústria a investir em novos modelos de cadeiras de escritório, na tentativa de acompanhar as tendências por meio da utilização de materiais inovadores, em especial os novos plásticos de engenharia, e da incorporação de comandos intuitivos, design elástico, ergonomia holística, cores mais vivas e alegres, conta o engenheiro Cláudio Muzzi, consultor técnico de uma empresa nacional fabricante de cadeiras para escritórios.

E à medida que evolui a capacidade de a indústria usar novos materiais, surgem modelos cada vez mais flexíveis, recicláveis e adaptáveis ao biótipo humano. A indústria prioriza a evolução ergonômica das cadeiras e vem desenvolvendo produtos cada vez mais ajustáveis ao corpo humano. Essas regulagens são necessárias para atender a diversos perfis antropométricos e também as determinações da NR17 do Ministério do Trabalho.