A história da mesa

Mesa é uma peça de mobiliário, geralmente feita de madeira ou metal. É um elemento indispensável ou insubstituível numa casa, e tem múltiplas funções na vida privada, social e, até mesmo, religiosa. Seguramente é a peça mais simples da mobília.

Mesas podem ser de jantar, mesas de centro, mesas de cozinha, mesas de jardim, mesas de reunião, meses de escritório, mesas de bar, antigas, clássicas, modernas, ou contemporâneas, variando sua forma conforme o uso e utilidade local.

Naturalmente a forma mais comum (e pela qual a mesa é definida no dicionário) é a retangular, mas a utilização e a conversão às variadas situações faz com que a mesa assuma diversas formas.

A história da mesa é marcada de incontáveis experimentos de formas e materiais, alguns até considerados impossíveis de se utilizar, ou até impensáveis, como o vidro e materiais plásticos.

No século XIX, os móveis, anteriormente recostados nas paredes, começaram a ser colocados na parte central dos ambientes, que era vazia. A utilização das mesas, assim, teve uma modificação. A forma tradicional passou a ser substituída, levando a uma maior diversidade de formas e materiais, caminhando junto à descoberta de novas tecnologias.

Somente nos primeiros anos do século XX encontra-se um desenvolvimento da mesa como elemento decorativo aplicado ao design. Frank Lloyd Wright com a mesa Husser, Charles Mackintosh com a mesa Berlino, Marcel Breuer com a série B10, e Le Corbusier com a mesa LC 6, são apenas alguns exemplos.