Como escrever um bom e-mail de trabalho

Leia esta matéria antes de clicar no botão “enviar” e descubra os 7 aspectos que você deve considerar ao redigir uma mensagem eletrônica no ambiente de trabalho

  1. Para quem é o e-mail? Se o destinatário é o seu chefe, você provavelmente precisa ser um pouco mais formal do que seria com o seu colega da mesa ao lado. Evite sempre intimidade e pontos de exclamação em excesso. Não esqueça de que a sua mensagem pode ser encaminhada para outras pessoas.
  2. Inicie sempre com uma saudação de acordo com a relação que você possui com o destinatário. “Oi” é mais informal que um “Boa tarde” ou um “Estimado Sr. X”.
  3. Se é para alguém que você ainda não conhece, não esqueça de se apresentar logo no início. “Meu nome é… trabalho na área de… em tal empresa”.
  4. Não escreva textos longos e seja claro e objetivo desde o assunto até a última linha do e-mail. Poupe a pessoa do outro lado de decifrar o que você quis dizer. Ou então de ser obrigada a ler um pequeno livro na tela.
  5. A mensagem deve responder o que, quem, quando, como, onde e o por que do assunto que você quer tratar. Não use diminutivos, adjetivos e descrições excessivas. A simplicidade é essencial para a boa comunicação e evita possíveis desentendimentos.
  6. Antes de finalizar, agradeça o destinatário pela atenção. Na assinatura, deixe seus dados completos (nome, sobrenome, cargo que você ocupa na empresa, email, etc.).
  7. Revise a ortografia e a gramática para não enviar o texto com erros de português ou digitação.