Como evitar os vícios de linguagem na apresentação

“Bom”, “então”, “daí”… se essas expressões aparecem repetitivamente – e involuntariamente – durante o seu discurso, fique atento!

Você já reparou como alguns cacoetes são capazes de desviar a nossa atenção durante uma apresentação? Pode confessar que em alguma ocasião você até cogitou em contar quantas vezes o colega disse “na verdade” durante a demonstração de um projeto!

Os vícios de linguagem, como “né”, “tá”, “daí”, “certo”, “ok”, “então”, “bom”, “é…”, “vejam bem”, “tipo assim”, entre outros, geralmente ocorrem quando você está nervoso ou não domina o assunto, mas também podem ser um hábito adquirido em algum momento da vida. Pior é que muitas vezes nós nem percebemos que usamos essas “muletas” ao falar.

Para corrigir é necessário ter consciência do problema. Grave uma apresentação e, depois, assista. Repare se você usa alguma palavra com frequência. Na próxima apresentação, fique atento para não pronunciá-la. Fazer pausas de um segundo entre uma frase e outra pode prevenir o aparecimento dessas expressões vazias.

Se ainda é difícil controlar o vício, cada vez que a expressão aparecer na sua mente, apenas pense em silêncio, sem pronunciá-la ao público. Com o tempo, a sua consciência automaticamente emitirá um alerta e você lembrará de como o termo empobrece o seu discurso. No futuro, ela tende a desaparecer permanentemente do seu vocabulário.