Dicas Imperdíveis de Iluminação para escritórios

Muitas vezes negligenciada, a iluminação é um elemento decisivo para a produtividade do ambiente de trabalho. Confira nossas dicas e dê todo o destaque para o potencial de seu escritório:

Tipos de Iluminação: Após a escolha dos móveis e local adequados, primeiro deve-se pensar no tipo de iluminação que será utilizada. Lâmpadas quentes, por exemplo, com tons amarelados, proporcionam maior relaxamento, enquanto as lâmpadas frias tem valor estimulante.

Busque a intensidade adequada. Um ambiente mal iluminado dificulta o trabalho e exige mais esforço, provocando cansaço físico e mental. O contrário também é prejudical, por isso evite a incisão de luz direta e observe se não há ofuscamento por superfícies refletoras. Invista em difusores foscos e acetinados.

Orientações da ABNT: A Associação Brasileira de Normas Técnicas prevê uma iluminação entre 500 a 600 Lux por estação de trabalho, o equivalente a duas lâmpadas fluorescentes de 32 watts. Como o monitor é na maioria das vezes a principal fonte de luz, leve-o em consideração ao projetar a iluminação do escritório. Nesses casos a intensidade pode ser um pouco menor para evitar o ofuscamento.

Iluminação complementar: Outra dica para o ambiente de trabalho são as luminárias de mesa, que ajudam nas tarefas de maior concentração. Posicione bem a luminária para não provocar reflexos no monitor ou projetar sombras na mesa de trabalho.

Salas de Reunião: Diferente dos outros locais de trabalho, as salas de reunião pedem uma luz mais difusa, de acordo com a funcionalidade do ambiente. Caso o local seja utilizado para apresentações em data show ou vídeo conferências, por exemplo, o ideal é contar com um sistema de iluminação que atenda todas essas situações. Não é recomendado o uso de lâmpadas halógenas (incandescentes), pois essas criam maior área de sombra, tornando o ambiente cansativo e desestimulante.

Aposte nas Luminárias suspensas e/ou individuais. Embora o mais comum seja espalhar lâmpadas fluorescentes pelo teto, saiba que estão não é a opção mais econômica, muito menos a mais agradável. Além disso, a falta de um sistema independente muitas vezes obriga que todas elas estejam acesas ao mesmo tempo. Ao optar por luminárias suspensas você ganha em eficácia e estética, deixando o ambiente mais iluminado e direcionando a luz de maneira mais suave. Do mesmo modo as luminárias individuais ajudam a economizar e tornam o ambiente mais bonito.

Dados Técnicos:
Nível de lIuminância geral: 300 lux
Nível de lIuminância no plano de trabalho: 500 lux
Temperatura de cor: de 3.000K a 4.500K
IRC: de 90 a 100