O que é Ergonomia?

Pensar em saúde e segurança no trabalho sem pensar em ergonomia é impossível nos dias atuais. Saiba mais sobre essa ciência que estuda a relação do homem com o trabalho:

Definida por uma combinação de discipinas que estudam a qualidade física e mental de um ambiente, a palavra ergonomia tem origem grega ( ergon = trabalho; nomos = normas, leis). Um dos principais contribuidores dessa ciência é Alain Wisner, o pesquisador francês que instituiu os três conceitos que regem a qualidade e o bem estar no trabalho: Conforto, Seguraça e Eficácia.

Dessa forma a ergonomia pode ser estudada por diversos profissionais, de acordo com os diferentes ambientes de trabalho. No Brasil, são eles designers, arquitetos, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, advogados, educadores físicos, sociólogos e até psicólogos. Esses últimos são responsáveis por estudar as variantes do trabalho, como os alcances (manual e /ou visual), a carga (mental, psíquica e conginitva) e as Variantes Ambientais (ruídos, temperatura, iluminação).

Embora diversos setores sejam beneficiados com a ergonomia, é no meio da informática, do automobismo e do setor moveleiro que ela é mais popular, bem como na indústria eletrônica. Com essa popularização do estudo sugiram diversos termos, segundo explicação de Roberto Zannoco*:

Ergonomia: Ciência que estuda a relação do Homem com o Trabalho.
Ergonômico: Objeto utilizado pelo Homem em sua relação de trabalho, que lhe proporciona saúde, conforto, segurança e eficácia.
Anatomia: Ciência que trata da forma e da estrutura dos seres organizados.
Anatômico: Objeto utilizado pelo Homem que se adapta à estrutura corporal humana.

Com o computador como instrumento de trabalho indispensável e o crescimento de escritórios e home offices, a ergonomia se mostra uma aliada no combate às DORT’s (Doenças Ortopédicas Relacionadas ao Trabalho) e LER’s (Lesões por Esforço Repetitivo).

O problema é tão comum que obrigou o Ministério do Trabalho a criar uma norma regulamentadora, a NR 17, para assegurar as condições físicas e psicológicas necessárias para um ambiente de trabalho eficaz, seguro e confortável.

*Roberto Zannoco é Prof. de educação Física, pós graduado em Ergonomia pelo SENAC-SP